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Personas: uma poderosa ferramenta de comunicação

Para criar um produto que satisfaça a um grande número de pessoas – ou usuários – , a lógica é acomodar todas as
funcionalidades (features) possíveis num só lugar. Porém, isso não irá funcionar. A lógica, nesse caso, é falha. O resultado será catastrófico.

Diante de tal problema, o americano Alan Cooper glifo – um pioneiro na programação de softwares, conhecido como o pai do Visual Basic – desenvolveu o conceito de persona, em 1983.

Para Cooper, a melhor maneira de acomodar várias demandas, de diferentes tipos, é desenhar funcionalidades específicas para cada tipo de pessoa. Sendo assim, Alan cria modelos fictícios de pessoas, que representam diferente tipos de usuários que irão fazer uso de um produto, software ou website. São as chamadas personas.

Infográfico
Acompanhe, logo abaixo, a explicação visual (modificada) do livro About Face, de Alan Cooper:

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Na Prática
Recentemente, a técnica do uso de personas foi utilizada por nós, da Miríade Digital glifo,  para a criação e produção de um website – de caráter comercial – de uma indústria. Toda informação a respeito do público estudado foi obtida através de pesquisa qualitativa (entrevistas). Com os dados em mãos, as personas foram efetivamente construídas. Isso nos permitiu ter uma visão exata do que estávamos projetando e o que elas – as personas – desejavam.

Resultados
Além de conteúdo preciso e de boa qualidade, o número de acessos ao site aumentou consideravelmente e de maneira sustentável. Enfim, o uso de personas nos permitiu entender – profundamente – o trabalho desenvolvido, promover melhorias e gerar insights valiosos.

Aprofunde o tema aqui:
_Wikipedia, em https://en.wikipedia.org/wiki/Persona_(user_experience) glifo
_Ícones, em http://www.flaticon.com/ glifo
_Livro About face, the essencials of interact design glifo; Autores: Alan Cooper, Robert Reimann, David Cronin. Ilustrações (modificadas), páginas 77 e 78

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